blank
Comitiva do NAC/EGN e militares do Contingente da Marinha que assumirá a CTF-151

Pesquisadores e analistas do Núcleo de Avaliação da Conjuntura da Escola de Guerra Naval (NAC/EGN) proferiram, no dia 7 de julho, nas instalações do Comando de Operações Navais, uma série de palestras sobre a Geopolítica do Oriente Médio para o Contingente brasileiro que assumirá, em agosto próximo, o Comando da “Combined Task Force 151” (CTF-151), subordinada à Combined Maritime Forces (CMF), sediada no Bahrein.

A CMF constitui-se de uma coalizão multinacional, com a participação de 34 países, organizada para promover segurança, estabilidade e prosperidade em uma área de aproximadamente 3,2 milhões de quilômetros quadrados de águas internacionais no Oriente Médio, que abrangem algumas das rotas marítimas mais importantes do mundo. Dentre suas quatro Forças subordinadas, a CTF-151 é aquela responsável pela repressão à pirataria na região.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A colaboração dos especialistas no tema, no contexto do Estágio de Preparação do Contingente, representou auxílio para o adestramento dos militares brasileiros. Informações e análises relevantes foram transmitidas sobre os países lindeiros à Área de Operações, bem como sobre os demais atores envolvidos nessa iniciativa multinacional, contribuindo para a capacitação do grupo nesta importante missão a ser assumida.

blank
Comitiva do NAC/EGN visita o COMPAAz

Após as palestras, a Comitiva do NAC/EGN visitou o Comando de Operações Marítimas e Proteção da Amazônia Azul (COMPAAz), ocasião em que puderam conhecer as principais tarefas deste Comando, com foco naquelas relacionadas aos aspectos geopolíticos, tais como o acompanhamento de incidentes internacionais de segurança marítima e o monitoramento do tráfego marítimo global de interesse do Brasil.