NPqHo “Vital de Oliveira” pronto para deixar o Dique “Almirante Régis” do AMRJ

O Navio de Pesquisa Hidroceanográfico (NPqHo) “Vital de Oliveira” concluiu, em 1º de abril, seu primeiro período de docagem, realizado no Dique “Almirante Régis” do Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ). As obras planejadas no Acordo de Cooperação para a Governança do Navio, assinado entre a Marinha, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, a Petrobras, o Serviço Geológico do Brasil e a Vale duraram quatro meses de intenso trabalho.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Foram realizados serviços nas obras vivas, costado, superestrutura e amarras; inspecionadas as válvulas de fundo; e revisados os dois propulsores thrusters azimutais da popa, entre outras manutenções. Ao final da docagem, 86 obras estavam concluídas.

Em um esforço conjunto de diversas organizações militares do Setor de Navegação e do Setor do Material, somado à interveniência e gestão da Empresa Gerencial de Projetos Navais, o período de docagem contou com a participação ativa de Diretorias Especializadas, organizações militares prestadoras de serviço, oficinas e empresas contratadas, levando à desdocagem com sucesso. O Navio permanecerá atracado no AMRJ para conclusão dos últimos serviços do Período de Manutenção Geral, até voltar a sua plena condição operativa.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).