Militares da EqMan do NPaOc “Araguari” posicionam-se para colocar peias e calços

O Navio-Patrulha Oceânico (NPaOc) “Araguari”, subordinado do Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Nordeste, realizou, nas proximidades de Fortaleza (CE), exercícios de “Leap Frog” com Fragata Ligeira Furtiva (FLF) “Coubert”.

O exercício de “Leap Frog” consiste na aproximação lateral entre navios, no qual um deles encontra-se navegando em rumo e velocidade constantes e o outro realiza a aproximação, mantendo uma distância mínima de segurança. O “Leap Frog” tem por objetivo aprimorar as habilidades de manobra dos Oficiais de Quarto e das demais estações do navio envolvidas no exercício. O ponto alto do exercício ocorre quando ambos os navios se mantêm lado a lado, alinhados por, ao menos, cinco minutos, mantendo rumo e velocidade constantes. Na 1ª fase, a FLF “Courbet” aproximou-se do NPaOc “Araguari” e adestrou os militares de sua tripulação. Já na 2ª fase, foi a vez do NPaOc “Araguari” realizar a aproximação e adestrar os seus militares.

flf courbet e npaoc araguari lado a lado durante o
FLF “Courbet” e NPaOc “Araguari” lado a lado durante o exercício

Após este exercício, o NPaOc “Araguari” realizou operações aéreas com a aeronave francesa “Dauphin”, helicóptero orgânico do Porta-Helicópteros Anfíbio “Mistral”. Durante essas operações, foram realizados oito pousos e decolagens no convés de voo do NPaOc “Araguari”, proporcionando à Equipe de Manobra e Crache (EqMan/EqCrache) do navio, uma experiência de operar com uma aeronave estrangeira. Essas atividades marcaram o encerramento de uma das fases da Operação “Jeanne D’Arc 2022”, realizada pela Marinha Nacional da França, em Fortaleza, em conjunto com a Marinha do Brasil.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).