No dia 1º de julho de 2023, o Comando Militar do Leste (CML), em uma ação conjunta com a Brigada de Infantaria Paraquedista (Bda Inf Pqdt), realizou uma marcante cerimônia. O evento foi destinado à brevetação de 1.050 novos paraquedistas militares, dentre os quais 56 representam a Marinha do Brasil e 13, a Força Aérea Brasileira. Este é um marco significativo, representando um passo importante na força e na presença militar do país.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O Palco do Evento e os Símbolos de Honra

A formatura se deu no palco do Campo de Parada Coronel Mena Barreto, situado no 26º Batalhão de Infantaria Paraquedista (26º BI Pqdt), onde milhares de pessoas se reuniram para participar do evento. Entre paraquedistas de todas as épocas, familiares e amigos, a emoção foi compartilhada por aqueles que, com dedicação e esforço, conquistaram os estimados símbolos do paraquedismo militar no Brasil: a “boina grená”, o “boot marrom” e o brevet das “asas de prata”, simbolizando a “tríade alada”.

O Valor e a Responsabilidade dos Novos Paraquedistas

Durante a cerimônia, o General de Brigada Fructuoso expressou o significado dessa conquista para a vida dos novos paraquedistas, valorizando cada indivíduo que, com coragem e determinação, superou as adversidades e triunfou sobre os desafios do Estágio Básico Paraquedista. Coesão, operacionalidade e pronto emprego foram os aspectos salientados pelo Comandante Militar do Leste, General de Exército André Luis Novaes Miranda. Ele enfatizou a responsabilidade que cada novo paraquedista assume ao ostentar o brevet, tornando-se parte de uma das mais tradicionais tropas de elite do Exército Brasileiro.

Conclusão: O Desfile e a Demonstração

Finalizando o evento, ocorreu o desfile dos novos paraquedistas e a demonstração da equipe de salto livre da Bda Inf Pqdt, os Cometas. A ocasião foi enriquecida por um salto livre operacional executado por uma equipe de precursores paraquedistas. A solenidade contou com a presença de diversas autoridades militares e civis que prestigiaram o evento, solidificando a importância dessa formação para a sociedade brasileira.

Fonte: Comando Militar do Leste
Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).