Presidida pelo Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos, o Comando da Força Aeronaval (ComForAerNav) realizou, no dia 27 de agosto, cerimônia militar em comemoração aos 105 anos da Aviação Naval.

O evento contou com o lançamento oficial da edição n° 63 da Revista “A Macega”, que divulga assuntos relativos ao emprego do vetor aéreo pela Marinha do Brasil, além de fatos históricos e cultura de aviação; com a premiação dos vencedores do concurso de artigos técnicos promovido pela revista; e com a entrega do troféu “Distinção de Segurança de Aviação”, que é concedido ao navio com plataforma de pouso e à unidade aérea que mais contribuíram com a Segurança da Aviação Naval, nesta edição o Navio-Patrulha Oceânico ‘’Amazonas” e o 1° Esquadrão de Helicópteros de Esclarecimento e Ataque.

646DD98D 7592 490B 9B19 D26345F2DFE9

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Em sua Ordem do Dia, o Comandante da Força Aeronaval, Contra-Almirante José Vicente de Alvarenga Filho, ressaltou a abnegação dos militares da Aviação Naval, encorajando-os a seguir o exemplo dos pioneiros aviadores.

O Comandante da Marinha destacou o caráter desbravador das nossas “águias” e a bela história da Aviação Naval brasileira. “Pioneira em nosso País, a Força Aeronaval remonta ao ano de 1916, quando a Marinha introduziu a aviação militar no Brasil. Uma iniciativa que se mostrou visionária e que, ainda hoje, inclui nossa Marinha no seleto rol das que operam aviação embarcada. Parabéns a esses guerreiros!”.

Ao final, os presentes à cerimônia também acompanharam um desfile aéreo, realizado pelas aeronaves subordinadas ao Comando da Força Aeronaval.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).