Por Mariana Alvarenga

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Desenvolver melhorias de infraestrutura em locais longínquos do País é uma das missões do Programa Calha Norte (PCN), do Ministério da Defesa. A iniciativa atua em duas frentes: desenvolvimento nacional e soberania.

Para verificar as construções executadas no Amapá ao longo de cinco anos, comitiva liderada pelo Diretor do PCN, General de Divisão Ubiratan Poty, realiza visita de vistoria de obras no estado de 27 de setembro a 1° de outubro. Trata-se de prestação de contas, ao erário, dos recursos públicos investidos.

Na manhã dessa segunda-feira (27), o General Poty participou do Encontro com os Prefeitos do Estado do Amapá. Na oportunidade, ele ministrou palestra sobre os equipamentos e as obras em execução no Amapá por meio de convênios firmados entre os municípios do Estado e o Departamento do Programa Calha Norte (PCN). Além disso, o Diretor do PCN orientou os gestores municipais sobre como detalhar suas propostas para serem realizadas pelo DPCN. “Trouxemos alguns pontos para serem melhorados na produção do projeto básico e do processo licitatório. Aperfeiçoando esses procedimentos, poderemos entregar as obras de forma mais rápida”, explicou.

PHOTO-2021-09-28-13-13-54.jpg

O Calha Norte está presente em todos os 16 municípios no Amapá e, nesta ocasião, serão vistoriadas 44 obras, em dez municípios: Cutias, Ferreira Gomes, Laranjal do Jari, Macapá, Mazagão, Oiapoque, Porto Grande, Pracuuba, Santana e Tartarugalzinho. São pontes, escolas, praças, pavimentações, passarelas, quadras poliesportivas e o Mercado Central de Macapá, o maior de todos.

Além das obras oriundas de convênios com parlamentares, serão inspecionadas, também, aquelas provenientes de sete convênios celebrados com o Governo do Estado.

Na programação da comitiva no Amapá, está prevista, ainda, visita à Companhia Especial de Fronteira (CEF), em Clevelândia do Norte; ao 1º Pelotão de Fronteira (PEF), em Tiriós; e ao Destacamento Especial de Fronteira (DEF), em Vila Brasil. A presença do Estado nas fronteiras representa a vertente “soberania” do PCN.

Inspeção

Durante a tarde, a equipe do PCN voou de helicóptero para o Distrito do Bailique, pertencente à capital amapaense, distante cerca de 150 km de Macapá. Na Vila Progresso, os engenheiros do Ministério da Defesa inspecionaram a construção da Casa da Cidadania, espaço que abriga diversos atendimentos públicos, como emissão de registro geral (RG), carteira de trabalho, etc.

“Antes, nós fazíamos uma viagem de cerca de 12 horas de embarcação para ir tirar um documento em Macapá. Depois, o mesmo trajeto para voltar, gastando com transporte e alimentação. Com o Centro aqui, vai melhorar a vida de muitas pessoas”, disse o professor Marinelson Nascimento.

PHOTO-2021-09-28-13-13-55.jpg

Em seguida, a comitiva seguiu para o município de Cutias, distante 130 km de Macapá. Na localidade, foi inaugurada a Quadra Poliesportiva Tenente João Lopes Conceição.

PHOTO-2021-09-28-14-30-12.jpg

A coordenadora da Escola Municipal de Cutias, Kátia Barbosa, disse que a nova quadra vem para somar. “É bom não só para os alunos, como também para treino para competições de futebol do município”, informou.

Prestação de contas

A jornada faz parte de uma série de visitas às localidades beneficiadas pelo Programa. Para os próximos meses, está prevista a inspeção de outras obras no Amazonas, em Rondônia e no Acre.

Fotos: Igor Soares e Calha Norte/MD

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).