Fragata “União” em patrulha na área do Arquipélago de Fernando de Noronha

No período de 27 de outubro a 4 de novembro, em continuidade às Operações “Ágata” e “Amazônia Azul – Mar Limpo é Vida – Fase 4”, a Fragata “União”, navio da Esquadra brasileira, e o Navio-Patrulha Oceânico “Araguari”, subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Nordeste, realizaram patrulha naval na Zona Econômica Exclusiva (ZEE) dos Arquipélagos de Fernando de Noronha e de São Pedro e São Paulo.

Na ocasião, foram empregadas as aeronaves AH-11B “Wild Lynx”, embarcada na Fragata “União”, e AF-1C “Skyhawk”, pertencente ao 1o Esquadrão de Aviões de Interceptação e Ataque, que operou a partir da Base Aérea de Natal (RN) e efetuou pouso logístico no Aeroporto de Fernando de Noronha. As aeronaves realizaram ações de esclarecimento, em proveito da patrulha naval, que teve o objetivo de monitorar o tráfego marítimo de interesse, combater a pesca ilegal e os crimes transfronteiriços, até o limite da ZEE dos dois arquipélagos.

blank
Aeronave AF-1C “Skyhawk” pousada no aeroporto de Fernando de Noronha

A operação garantiu, também, a continuidade da 4ª fase da Operação “Amazônia Azul – Mar Limpo é Vida”, iniciada em 5 de outubro, que tem o objetivo de monitorar as áreas marítimas e litorâneas, incluindo praias e manguezais, que foram afetadas pelo criminoso derramamento de óleo ocorrido no ano passado.

A ação de presença da Marinha na ZEE demonstra o permanente compromisso da instituição de contribuir para a defesa dos interesses nacionais na “Amazônia Azul”, rica região marítima que corresponde a cerca de 67% do território nacional.

Fonte: CCSM

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui