O exercício possibilitou o incremento da capacidade de combate do NPaOc “Araguari”

Os navios do Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Nordeste (ComGptPatNavNE) realizaram, no dia 2 de dezembro, exercício de tiro real no litoral do Rio Grande do Norte.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O Grupo-Tarefa (GT) foi formado pelo Navio-Patrulha Oceânico (NPaOc) “Araguari”, pelo Rebocador de Alto Mar “Triunfo” e pelo Navios-Patrulha “Grajaú”, “Guaíba” e “Graúna”.

Na ocasião, o GT realizou exercícios de Ligth-Line, Grupo de Visita e Inspeção, além de limpeza de área e lançamento/recolhimento de alvo antes do evento principal.

Os Navios-Patrulha realizaram tiro sobre alvo de superfície com sua bateria principal, o Canhão Bofors L/70 40mm. Já o NPaOc “Araguari” efetuou com sucesso disparos com o Canhão MSI DS30M Mk.44 30mm, em continuidade à avaliação operacional do armamento.

O reparo foi realizado pelo Grupo de Apoio à Manutenção aos Sistemas de Armas (GRUEL), que consiste em uma equipe de alto de rendimento constituído por militares de bordo com o apoio da Diretoria de Sistema de Armas da Marinha (DSAM) e do Centro de Manutenção de Sistemas da Marinha (CMS).

Hoje, o NPaOc “Araguari” incrementa a sua capacidade de combate atuando na área de jurisdição do Comando do 3º Distrito Naval (Com3ºDN), maior parcela da Amazônia Azul.

sdgfsrefgaerfg
O Grupo-Tarefa foi formado pelo Navio-Patrulha Oceânico “Araguari”, pelo Rebocador de Alto Mar “Triunfo” e pelos Navios-Patrulha “Grajaú”, “Guaíba” e “Graúna”
gtsregted
NPaOc “Araguari” efetuou com sucesso disparos com o Canhão MSI DS30M Mk.44 30mm
sdfqwefwef
Exercícios de tiro real dos navios ocorreram no litoral do Rio Grande do Norte

Fonte: CCSM

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).