Na manhã do dia 7 de maio, o Navio-Transporte Fluvial (NTrFlu) “Paraguassu” e o Navio-Patrulha “Pirajá”, subordinados ao Comando da Flotilha de Mato Grosso, suspenderam suas atividades para participar da Comissão “Platina 2023”. O evento foi organizado para celebrar o 212º aniversário da independência da República do Paraguai.
Ação de Presença no Rio Paraguai
Em 12 de maio, os navios atracaram no Porto de Assunção, no Paraguai, juntamente com a aeronave UH-12, comumente conhecida como “Esquilo”, do 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Oeste. Esta ação de presença no Rio Paraguai, além de reforçar a presença da Marinha Brasileira, contribuiu para o estreitamento dos laços de amizade com a Armada Paraguaia.
Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.
Atividades da Comissão “Platina 2023”
No Porto de Assunção, diversas atividades foram programadas para a comemoração, como visitação pública aos navios, ações cívico-sociais, apresentação da Banda de Música do Com6ºDN e a participação no desfile cívico-militar realizado no dia 14 de maio. Estas atividades destacam o compromisso do Comando do 6º Distrito Naval (Com6ºDN) com a comunidade paraguaia.
Participação do NTrFlu “Paraguassu” na Comissão “Platina 2023”
O NTrFlu “Paraguassu”, navio capitânia da Comissão, passou sete meses no Dique “Getúlio Vargas”, na Base Fluvial de Ladário, para um Período de Manutenção Geral. Esta manutenção foi fundamental para garantir a funcionalidade dos sistemas vitais do navio. Segundo o Comandante do NTrFlu “Paraguassu”, Capitão de Corveta Sérgio Luiz Saavedra Frederico, a participação do navio na “Platina 2023” representa o pronto emprego do Poder Naval nas missões do 6º Distrito Naval.
Participe no dia a dia do Defesa em Foco
Dê sugestões de matérias, faça denúncias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395