O Navio-Patrulha (NPaOc) “Araguari”, da Marinha do Brasil, estará atracado no Porto de Mucuripe, no dia 29 de maio, e estará aberto à visitação pública e gratuita, no período de 9h às 17h. A visitação faz parte das atividades alusivas às comemorações do bicentenário da Independência do Brasil, comemorado em 2022. O navio pertence ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Nordeste, subordinado ao Comando do 3o Distrito Naval.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O NPaOc “Araguari” tem como principal tarefa patrulhar as Águas Jurisdicionais Brasileiras na extensa área marítima sob jurisdição do Comando do 3o Distrito Naval, nos Estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas, englobando também os Arquipélagos de Fernando de Noronha e de São Pedro e São Paulo, assim como a Reserva Biológica de Atol das Rocas.

O navio foi construído no Reino Unido pela BAe Systems, para atender ao segmento de Offshore Patrol Vessel (OPV), sendo um navio militar com requisitos comerciais de construção, e com maiores autonomia e capacidade de permanência. Além disso, apresenta melhor condição de apoiar outras embarcações e populações isoladas, em comparação com os navios-patrulha que atualmente operam nas diversas Marinhas do mundo.

Sua capacidade de atender a operações afastadas de sua base, tais como busca e salvamento, patrulhas e inspeções navais, combate ao contrabando, descaminho, tráfico internacional de entorpecentes e auxílio a desastres, é resultado da interação de sua grande autonomia, de sua capacidade de realizar operações aéreas com aeronaves de asa rotativa e da operação de suas duas lanchas rápidas tipo “Pacific 24”.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).