Navio-Patrulha Oceânico “Araguari” e Navio-Patrulha “Macau” realizam operações com Centro Integrado de Sensores e Navegação Eletrônica

O Navio-Patrulha Oceânico (NPaOc) “Araguari” e o Navio-Patrulha (NPa) “Macau”, subordinados ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Nordeste (ComGptPatNavNe), receberam, no mês de agosto, militares do Instituto de Pesquisas da Marinha (IpqM) para a instalação do Centro Integrado de Sensores e Navegação Eletrônica (CISNE).

A ferramenta representou melhoria na capacidade operativa dos meios navais, observada durante atividades realizadas na área de jurisdição do Comando do 3º Distrito Naval (Com3ºDN), contribuindo no auxílio à navegação dos dois navios.

O CISNE foi desenvolvido pelo IpqM e consiste em uma plataforma integrada dos sensores do navio, cujo objetivo primário é a navegação por meio de cartas eletrônicas vetoriais, que também pode auxiliar na vigilância e treinamento.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A plataforma possui, ainda, a capacidade de integração com outros sistemas, como Sistema de Simulação e Treinamento Tático Versão 3 (SSTT-3) e o Sistema de Comando e Controle Georreferenciado (SisC2Geo).

CISNE também foi instalado no Navio-Patrulha Oceânico “Araguari”

Fonte: CCSM

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).