Ação conjunta garantiu a segurança do tráfego aquaviário nas proximidades do Porto de Maceió

O Navio-Patrulha Oceânico (NPaOc) “Araguari”, subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Nordeste, e a Capitania dos Portos de Alagoas (CPAL) realizaram, no dia 6 de agosto, ação conjunta de inspeção naval nas proximidades do Porto de Maceió (AL).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Na atividade, foi empregada a lancha do NPaOc “Araguari”, tripulada por militares da CPAL e do “Araguari”. Durante a operação, foram inspecionadas embarcações pesqueiras, nas quais os inspetores verificaram se as documentações, os materiais de salvatagem e as condições operacionais estavam de acordo com as Normas da Autoridade Marítima (NORMAM) e demais legislações relativas à segurança do tráfego aquaviário.

paoc araguari verificam documentacoes
Militares da CPAL e do NPaOc “Araguari” verificam documentações e
materiais de salvatagem de embarcações

As inspeções navais possuem cunho administrativo e educativo, sendo realizadas pelas Capitanias dos Portos, Delegacias e Agências, assim como por navios da Marinha, em atividades que têm como objetivo fiscalizar e garantir o cumprimento das normas e leis relativas à segurança do tráfego aquaviário, à salvaguarda da vida humana no mar e à prevenção à poluição hídrica.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).