Patrulha Naval conduzida na área da Plataforma Merlusa, a 100 milhas do litoral de São Paulo

O Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sul-Sudeste realizou a apreensão de duas embarcações pesqueiras, com emprego do Navio-Patrulha (NPa) “Guajará, nos dias 22 e 23 de março.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O NPa “Guajará” recebeu informações da aeronave “Poseidon” do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis sobre a presença de embarcações na área da Plataforma Merlusa. Ao aproximar-se, o navio avistou as embarcações e constatou a invasão da área de segurança da plataforma, excesso de carga e inoperância do sistema de rastreamento, configurando perigo à navegação.

tb45t45wwh76gferfd
Apreensão do pescado irregular

Os dois pesqueiros, com 60 toneladas de pescado irregular, foram escoltados até o Cais da Capitania dos Portos de São Paulo em Santos (SP), onde a carga foi apreendida e as embarcações notificadas.

Fonte: Marinha do Brasil

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).