Manobra de pouso no NPaFlu “Pedro Teixeira”

O Navio-Patrulha Fluvial (NPaFlu) “Pedro Teixeira”, subordinado ao Comando da Flotilha do Amazonas, participou, de 22 de março a 2 de abril, da “Operação Ágata I/2021”, em coordenação com os órgãos de segurança pública do estado do Amazonas.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Realizando atividades de Patrulha e Inspeção Naval, controle do trânsito fluvial e esclarecimento aéreo na porção da faixa de fronteira amazônica do Rio Japurá, a ação contribuiu para restringir a ocorrência de delitos transfronteiriços e intensificar a presença do Estado na região, além de combater os crimes ambientais e garantir a segurança da navegação e a salvaguarda da vida humana.

wergbetrvcgwtrhbevtvtgcrg
Abordagem realizada com a equipe de faro do 1° Batalhão de Operações Ribeirinhas

Na ocasião, foram apreendidos materiais para desmatamento florestal e embarcações irregulares que comprometiam a segurança da navegação na região. As ações foram conduzidas obedecendo aos protocolos sanitários vigentes sobre o enfrentamento à Covid-19, sendo realizado um período prévio de dez dias de quarentena para toda a tripulação do navio.

Em proveito das atividades, foram realizadas também medidas de conscientização dos navegantes para reduzir os efeitos do agravamento da pandemia de Covid-19 no estado do Amazonas.

Fonte: Marinha do Brasil

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).