Professores, alunos e militares no Navio Oceanográfico “Antares”

O Navio Oceanográfico (NOc) “Antares” recebeu, no dia 3 de março, a visita dos dois alunos vencedores do concurso Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), Andressa Fagundes Medina e Bernardo Costa Franco, acompanhados de seus professores orientadores, Jaqueline Brummelhaus e Luiz Fernando Galbarino.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A Mostratec é uma feira de ciência e tecnologia realizada anualmente pela Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira, na cidade de Novo Hamburgo (RS). Considerada uma das maiores do segmento no País, a feira tem por objetivo apresentar projetos de pesquisa científica e tecnológica em diversas áreas do conhecimento humano.

A Mostra conta, anualmente, com a participação de cerca de 700 projetos de pesquisa vindos do Brasil e de vários países, além de eventos integrados como o Seminário Internacional de Educação Tecnológica (SIET), Robótica Educacional e atividades esportivas e culturais.

A Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar ofereceu a visita aos alunos e orientadores do projeto vencedor, possibilitando aos agraciados conhecer as atividades de um navio de pesquisa da Marinha do Brasil (MB), seu papel no desenvolvimento de ações voltadas para a ciência e tecnologia e os equipamentos e técnicas utilizados no cumprimento de suas atribuições.

Após conhecer o navio, os alunos apresentaram o projeto vencedor: “Um sistema acústico eletrônico de alarme antecipado para prevenção de rompimento de barragens”. A visita faz parte de uma iniciativa, por parte da MB, de promover a mentalidade marítima e estreitar laços de relacionamento com o público externo, demonstrando a relevância das atividades da Força junto à comunidade científica nacional e internacional.

Fonte: Marinha do Brasil

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).