O Navio de Pesquisa Hidroceanográfico “Vital de Oliveira”, em conjunto com pesquisadores da área de Oceanografia Química do Laboratório de Hidroquímica da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), tem realizado, desde 16 de outubro, um estudo sobre a concentração de metais no Oceano Atlântico Tropical por meio da amostragem de águas superficiais utilizando o “Sistema Fish”, elaborado pelo Instituto de Engenharia da FURG.
O “Sistema Fish” realiza a coleta da água do mar durante a navegação do navio, de forma que a amostra não tenha contato com a embarcação, evitando, assim, contaminação do material coletado e permitindo a análise de metais traço e do alumínio e ferro particulados nas águas superficiais do oceano.
A análise de alguns metais traço e o estudo da forma química em que estes elementos encontram-se na água são de fundamental importância para a produtividade primária (microalgas) nos oceanos. A análise do alumínio e ferro particulados nas águas superficiais visa a confirmar evidências científicas de que sedimentos do deserto do Saara possam se dispersar mais a oeste, no Oceano Atlântico Norte, contribuindo com dados científicos inovadores.
Fonte: MB
Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).