Navio de Apoio Oceanográfico “Ary Rongel” nas proximidades da Estação

Em continuidade à 40ª Operação “Antártica” (OPERANTAR XL), o Navio de Apoio Oceanográfico “Ary Rongel”, após atravessar o Estreito de Drake e superar o paralelo 60° (linha imaginária que marca o limite norte do Oceano Antártico), chegou, em 28 de outubro, pelo 28° ano consecutivo, à Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF), na Baía do Almirantado, na Ilha Rei George.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

desembarque de material destinado a estacao antartica comandante ferraz
Desembarque de material destinado à EACF

Os pesquisadores e militares do Grupo-Base “Antarticus” foram submetidos a testes de coronavírus antes do desembarque na EACF. O “Gigante Vermelho”, como é conhecido o “Ary Rongel”, tem prestado apoio logístico à Estação, com transferência de materiais de pesquisa, óleo combustível e suprimentos, observando rigorosa atenção aos protocolos de segurança e seguindo o cumprimento de sua missão em contribuição ao Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR).

Criado em 1982, o PROANTAR incluiu o Brasil no grupo de 29 países que definem o futuro da Antártica e do Oceano Austral. O objetivo do Programa é ampliar o conhecimento científico no continente gelado, a fim de compreender seus fenômenos e a influência deles sobre o território brasileiro.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).