Google News

Quantos oceanos a Terra possui? Se você acha que a resposta é quatro oceanos, em breve terá que atualizar essa perspectiva. A National Geographic Society, que no início deste ano lançou um app gratuito com vasto conteúdo sobre nosso mundo, fez o primeiro mapeamento dos oceanos terrestres em mais de 100 anos. E o resultado é que a Terra agora possui cinco oceanos.

Há muito tempo os cientistas sabem da existência de uma região ecológica distinta ao redor do Polo Sul, na Antártida. No entanto, até o momento não havia acordo dentro da comunidade científica internacional sobre os limites desse corpo d’água. Segundo a National Geographic, o Oceano Antártico será reconhecido como o quinto oceano do planeta.

Os membros da Administração Oceânica Atmosférica Nacional dos Estados Unidos (NOAA) já reconhecem essa faixa de água como o quinto oceano desde 1999 sob o nome “Oceano Antártico”.

Em 2000, quando a Organização Hidrográfica Internacional (IHO), que rastreia e mapeia mares e oceanos, recebeu a proposta para delimitar as fronteiras desse oceano, não houve consenso sobre seus limites.

A IHO é uma das principais fontes de consulta usadas pela National Geographic e, por conta disso, a organização já havia rotulado o Oceano Antártico em seus mapas anteriormente. Contudo, sempre que este oceano era citado, havia um aviso de isenção de responsabilidade sobre a falta de um amplo acordo sobre o seu reconhecimento.

blank
Limites do Oceano Antártico. Imagem: National Geographic com informações da NASA/JPL

Agora, a NOAA definiu que o Oceano Antártico corresponde à área entre a costa da Antártida e 60 graus de latitude sul. A NatGeo disse que usará a mesma delimitação, com a latitude 60 sul também sendo usada como limite norte, excluindo a passagem de Drake e o mar da Escócia.

Os geógrafos da organização apontam o Oceano Antártico como um “anel oceânico no fim do mundo que conecta os oceanos Pacífico, Atlântico e Índico”.

O reconhecimento desse corpo d’água vital por parte da sociedade pode ajudar na conscientização sobre mudanças climáticas, visto que ele abriga áreas que estão se aquecendo mais rapidamente na Terra, como a Península Antártica.

Fonte: Olhar Digital

Participe do nosso grupo e receba as principais notícias do Defesa em Foco na palma da sua mão.

blank

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.



Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do Defesa em Foco em seu e-mail, é de graça!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui