Médico da Marinha realiza parto e primeiros atendimentos a recém-nascido a bordo de Navio

A equipe de saúde do Navio de Assistência Hospitalar (NAsH) “Soares de Meirelles”, subordinado ao Comando da Flotilha do Amazonas, realizou, no dia 8 de fevereiro, um parto a bordo, durante atendimentos na comunidade de São José do Amparo, município de Tonantins (AM).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A mãe, Manuela Alves Nascimento, chegou ao navio já em trabalho de parto. Por conta disso, a equipe médica do navio, composta pelo Segundo-Tenente Luis Guilherme Leal Mottas Melo da Silva e a Primeiro-Tenente Taynah dos Santos Oliveira, enfermeira com especialização em obstetrícia, não teve tempo hábil de levá-la para a Sala Obstétrica e a criança nasceu no convés principal do navio. Para a equipe médica, o maior desafio não foi o parto, mas sim reverter a condição clínica e salvar a vida do recém-nascido.

A criança recebeu o nome de Marlyson Joaquim, fazendo menção ao patrono do Corpo de Saúde da Marinha, Joaquim Cândido Soares de Meirelles. “Foi uma experiência única realizar um parto a bordo do navio. Já havia realizado outros partos em ambiente hospitalar, mas claro que dentro de um navio da Marinha é tudo muito diferente”, destacou o Segundo-Tenente Leal.

foto 1 46
Pais do recém-nascido com a equipe de saúde do navio
que realizou o parto

Os pais da criança são oriundos da comunidade São Joaquim e foram até o navio para buscar atendimento. Desde o dia 25 de janeiro, o NAsH está oferecendo atendimentos médicos e odontológicos, exames clínicos e laboratoriais para moradores de comunidades ribeirinhas do Rio Solimões. Os ribeirinhos recebem, ainda, medicamentos e participam de palestras educativas.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).