Abertura oficial da Operação “BraColPer Naval 2022” em Letícia (COL)

No alto Solimões, na cidade de Tabatinga (AM) o Navio-Patrulha Fluvial (NPaFlu) “Raposo Tavares” e o NPaFlu “Rondônia”, o Navio de Assistência Hospitalar “Oswaldo Cruz” e uma aeronave UH-12 iniciaram a Operação “BraColPer Naval 2022”, compondo um Grupo-Tarefa (GT) da Flotilha do Amazonas até o dia 10 de agosto.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A Operação “BraColPer”, que está na sua 46ª edição, reúne as capacidades das Marinhas do Brasil, Colômbia e Peru desde 1974, com o objetivo de realizar exercícios navais com intercâmbio de conhecimento na Tríplice Fronteira, aprimorando o nível de adestramento, permitindo assim a eficácia nas operações combinadas das unidades navais dos países participantes.

A Operação é dividida em três fases e envolve mais de 400 militares. As fases I e II são realizadas no Rio Marañon (Rio Solimões Peruano), entre as cidades de Letícia (Colômbia) e Iquitos (Peru), nos períodos que coincidem com as datas das Independências daqueles países, comemoradas nos dias 20 e 28 de julho, respectivamente. Ao final dessas fases, os Navios que compõem o GT regressam aos seus países. Como nos anos anteriores, a fase III, ocorre no Brasil, no estado do Amazonas, nos Rios Solimões e Negro, no mês de setembro, por ocasião da comemoração da Independência do Brasil.

Abertura oficial da Fase I
No dia 19 de julho, em Letícia (COL), as delegações das Marinhas envolvidas participaram da abertura oficial da “BraColPer Naval 2022”. Estavam presentes o Comandante da Força Naval do Sul, Vice-Almirante Harry Ernesto Reyna Niño, da Armada Colombiana; o Comandante Geral de Operações da Amazônia,Vice-Almirante Javier Bravo de Rueda Delgado, da Armada Peruana; o Comandante do 9º Distrito Naval, Vice-Almirante Thadeu Marcos Orosco Coelho Lobo; o Comandante da Quinta Zona Naval, Contra-Almirante Luis Richard Silva López, da Armada Peruana; dos Comandantes das Flotilha e dos Navios que participam dessa edição da operação.

O Vice-Almirante Lobo enfatizou a alegria de participar como Marinha anfitriã no ano em que o Brasil comemora o bicentenário da sua Independência.

3qwvtgaegcergfzgzf
A Operação “BraColPer” reúne as Marinhas do Brasil,
Colômbia e Peru desde 1974
Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).