Mulheres lideram discussões sobre a BIDS na 8ª Mostra BID Brasil

Não fique refém dos algorítimos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias.

Um debate liderado por mulheres marcou o painel “BIDS: Desafios e Oportunidades para o Brasil” na 8ª Mostra BID Brasil. Realizado no dia 4 de dezembro, o evento trouxe perspectivas estratégicas para o futuro da Base Industrial de Defesa e Segurança, reforçando a importância da diversidade e da inovação no setor.

Principais desafios da Base Industrial de Defesa e Segurança

Entre os temas discutidos, destacou-se a necessidade de superar a ausência de isonomia entre empresas nacionais e estrangeiras em compras públicas governamentais. Talita Zanelato, da ABIMDE, apontou que a falta de uma regra clara de equiparação de preços favorece fornecedores estrangeiros, dificultando o crescimento das Empresas Estratégicas de Defesa.

No âmbito das exportações, Gulce Yigit, da AEQ Aliança Eletroquímica Ltda., destacou os entraves burocráticos, especialmente os relacionados ao regime de drawback, e propôs a ampliação do prazo para projetos de defesa. Já na segurança pública, a Delegada-Geral da Polícia Civil da Bahia, Dra. Heloisa Campos de Brito, enfatizou a carência de tecnologias e sistemas que otimizem investigações e ações contra o crime organizado, ressaltando a necessidade urgente de inovação no setor.

Soluções e oportunidades para o fortalecimento da BIDS

Durante o painel, as participantes também apresentaram caminhos para fortalecer a BIDS. Perpétua Almeida, da ABDI, destacou o trabalho da Nova Indústria Brasil (NIB) na priorização da base de defesa dentro da agenda de industrialização sustentável do país, com foco na captação de fomento e no desenvolvimento de projetos estratégicos.

A implementação do Termo de Licitação Especial (TLE), sugerida por Talita Zanelato, foi destacada como uma solução para proteger as empresas nacionais em compras governamentais, promovendo a competitividade no mercado interno. Além disso, a integração entre academia e indústria foi enfatizada pela professora Sueli Sampaio Damin Custódio, do ITA, como um meio de aumentar a competitividade e gerar avanços tecnológicos.

O papel da diversidade na evolução do setor

O painel refletiu o papel crescente da diversidade na evolução do setor de defesa e segurança no Brasil. A moderação de Heloisa Regina Guimarães de Menezes, da Fundação Dom Cabral, trouxe uma visão crítica e integradora às discussões, demonstrando a relevância de múltiplas perspectivas para enfrentar os desafios da BIDS.

As contribuições das painelistas, oriundas de diferentes áreas, evidenciaram como a diversidade de experiências e visões pode catalisar inovações e soluções integradas. A liderança feminina no debate mostrou que a inclusão é essencial para o progresso e a modernização da Base Industrial de Defesa e Segurança no Brasil.

A 8ª Mostra BID Brasil consolidou-se, assim, como um espaço de reflexão e planejamento estratégico para o futuro do setor, destacando o papel das mulheres como protagonistas na construção de soluções inovadoras e sustentáveis para a defesa e a segurança do país.

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Google News

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui