Mudanças de Comando na 1ª Divisão de Exército: Novos Rumos e Desafios

Cerimônia na 1ª Divisão de Exército marca a passagem de chefia do Estado-Maior e promoção de oficial

A 1ª Divisão de Exército (1ª DE), conhecida como Divisão Mascarenhas de Moraes, testemunhou um momento significativo de transição em sua liderança no dia 24 de novembro de 2023. O Coronel Paulo Rodrigo Santos Campos assumiu o papel de Chefe do Estado-Maior, sucedendo o Coronel Lucio Alves de Souza.

Cerimônia Solene e Presenças Ilustres

A cerimônia, realizada no Auditório do Quartel-General da 1ª DE, foi presidida pelo General de Divisão Eduardo Tavares Martins, Comandante da 1ª DE. A solenidade contou com a presença de notáveis oficiais superiores e autoridades militares, incluindo familiares dos oficiais envolvidos na transição.

Trajetórias de Sucesso e Novos Desafios

O Coronel Paulo Rodrigo Santos Campos, antes de assumir este novo desafio, desempenhou suas funções como Comandante do Colégio Militar do Rio de Janeiro. Por outro lado, o Coronel Lucio Alves de Souza, após sua exitosa passagem pela 1ª DE e promovido ao posto de General de Brigada, se encaminhará para Natal, RN, para comandar a 7ª Brigada de Infantaria Motorizada.

Reconhecimento e Agradecimento

A 1ª Divisão de Exército aproveitou a ocasião para expressar seu reconhecimento ao trabalho realizado pelo Coronel Souza e desejar sucesso ao Coronel Campos em sua nova função. A Divisão também parabenizou o Coronel Souza pela sua promoção, destacando a importância de seu legado.

Continuidade e Renovação

Essa mudança de comando na 1ª DE simboliza a continuidade e a renovação dentro da estrutura de comando do Exército Brasileiro, mantendo o compromisso de “Fazer História, Vencer Desafios e Honrar os Heróis” da nação.

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).
Sair da versão mobile