Na tarde do dia 22 de abril, atracou no Porto de São Gabriel da Cachoeira – AM, o módulo logístico, composto pelo Empurrador Maturacá e as Balsas Xingú e Jaraqui, transportando suprimentos de Manaus, por meio fluvial.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A viagem logística de Manaus até seu destino durou 12 dias, sendo transportado materiais de diversas classes, entre eles, gêneros frigorificados, viaturas e motores de popa, com aproximadamente 160 toneladas.

Este tipo de operação mobiliza um grande aparato e pessoal. Um planejamento munincioso para que os materiais cheguem em condições e com o melhor custo-benefício para a cadeia logística do Exército Brasileiro.

A chegada do módulo Logístico não encerra a missão. Agora existe um planejamento de logística reversa, onde o Empurrador e as Balsas transportarão para a Capital do Amazonas os materiais que precisam de manutenção especializada, e outros que deverão ser realocados, em outras organizações militares do Comando Militar da Amazônia.

Fonte: CECMA

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).