12/10/2023, Avião presidencial decolou nesta quinta rumo a Roma para se somar aos esforços de trazer brasileiros da zona de conflito no Oriente Médio. Foto: Gov.br/FAB

Em uma ação rápida e decisiva, o governo federal demonstrou seu compromisso com os cidadãos brasileiros que se encontram em zonas de conflito. Nesta quinta-feira (12), a aeronave VC-2 (Embraer 190), mais conhecida como o avião presidencial, foi enviada com o objetivo específico de resgatar brasileiros que estão em Gaza, uma das regiões mais afetadas pelo atual conflito no Oriente Médio.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Rota Estratégica

A missão não é simples. O avião presidencial, com capacidade para 40 passageiros, decolou da Base Aérea de Brasília às 16h30, rumo a Roma, na Itália. Lá, aguardará a autorização necessária para seguir ao Egito, que é o ponto mais próximo e seguro para o resgate dos brasileiros em Gaza. Durante o trajeto, uma parada técnica em Cabo Verde foi necessária, e a previsão é que a aeronave chegue a Roma na manhã de sexta-feira.

Diplomacia em Ação

O resgate de cidadãos em zonas de conflito requer não apenas logística, mas também habilidade diplomática. O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, já realizou contatos diplomáticos com seu homólogo egípcio, Sameh Shoukry, buscando garantir uma passagem humanitária segura para os brasileiros. A ideia é facilitar a travessia entre Gaza e o Egito, de onde será mais viável organizar o retorno seguro ao Brasil.

Operação Voltando em Paz

Esta missão de resgate é parte da Operação Voltando em Paz, uma iniciativa da Força Aérea Brasileira (FAB) que visa repatriar brasileiros em Israel. Até o momento, seis aeronaves foram mobilizadas e, graças a esses esforços, 494 brasileiros já foram resgatados e estão a caminho de casa. Em tempos de incertezas e conflitos, ações como essa reforçam o compromisso do Brasil com seus cidadãos, independentemente de onde eles estejam.

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).