O Ministro da Defesa, Walter Souza Braga Netto, participou, na segunda-feira (28), de videoconferência com o seu homólogo dos Emirados Árabes Unidos, Mohammed Bin Ahmad Al Bowardi. Na ocasião, as autoridades discutiram a cooperação em Defesa entre os dois países, especialmente, referente à pesquisa e ao desenvolvimento de tecnologias para produtos militares, em parceria com empresas da Base Industrial de Defesa (BID) do Brasil.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Em recente visita, os representantes dos Emirados Árabes ficaram impressionados com a capacidade da aeronave KC-390 e demonstraram interesse em adquirir o avião.

Na reunião, participantes brasileiros buscaram saber mais sobre o veículo blindado 8×8, desenvolvido e produzido nos Emirados Árabes, cuja avaliação está a cargo do Exército Brasileiro. O Ministro Braga Netto, ainda, ratificou o interesse brasileiro em aprofundar as relações de ambos os países. Ele lembrou que o Brasil, em especial por meio da Secretaria de Produtos de Defesa do Ministério da Defesa (SEPROD), estabelece canais de interação entre os atores das duas BIDs.

Por fim, os representantes dos Emirados Árabes convidaram o Ministro Braga Netto para visita institucional, com o propósito de conhecer as capacidades da indústria de defesa daquele país. A próxima rodada de conversações bilaterais entre o Brasil e os Emirados Árabes está prevista para ocorrer no país do Oriente, em data a ser definida.

Participaram da reunião o Secretário-Geral do Ministério da Defesa, Sérgio José Pereira; o Chefe de Assuntos Estratégicos, General do Exército Eduardo Antonio Fernandes; o Diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação (DECTI), General de Divisão Luiz Antônio Duizit Brito; o Assessor Especial do Ministro Major-Brigadeiro do Ar Vincent Dang; e o Subchefe de Assuntos Internacionais, General de Brigada Himario Brandão Trinas.

Foto: Antonio Oliveira

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).