O Ministro da Defesa, Paulo Sérgio, recebeu, nesta terça-feira (14), em seu gabinete, a visita de uma comitiva liderada pelo Encarregado de Negócios da Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil, Douglas Koneff.

Na abertura da reunião, o Ministro reforçou a histórica parceria entre o Brasil e os EUA em diversas áreas, destacando a vitoriosa participação da Força Expedicionária Brasileira (FEB), que combateu ao lado de tropas norte-americanas na 2ª Guerra Mundial.

Durante o encontro, foram tratados diversos temas, dentre eles, as operações militares conjuntas, os acordos internacionais e, em especial, os acordos de Salvaguarda Tecnológica e de Intercâmbio em Pesquisa, Desenvolvimento e Tecnologia, além da Cooperação na região do Atlântico Sul.

Estiveram presentes, também, o Chefe de Assuntos Estratégicos do EMCFA, Tenente-Brigadeiro do Ar Hudson Costa Potiguara; o Subchefe de Assuntos Internacionais (SCAI), General de Brigada Sérgio Rezende de Queiroz; e o Chefe da Seção de Relações Internacionais da SCAI, Coronel Eraldo Francisco Ferreira Junior.

Fizeram parte da comitiva norte-americana o Adido da Guarda Costeira (Adido de Defesa Interino), Capitão de Mar e Guerra (CMG) Flip Capistrano; o Chefe do Escritório de Cooperação Militar, CMG Mark Turner; e o Assessor de Assuntos Político-Militares, Mark Mineo.

Ascom MD
Fotos: Igor Soares

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui