Ministro da Defesa e Comandante do Exército avaliam avanços tecnológicos na Aviação do Exército

Não fique refém dos algoritmos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias.

O Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro Filho, e o Comandante do Exército Brasileiro, General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, realizaram uma visita oficial ao Comando de Aviação do Exército (CAvEx) em Taubaté, no dia 16 de agosto. A comitiva teve como objetivo avaliar as capacidades operacionais da unidade e acompanhar os recentes avanços tecnológicos da Aviação do Exército, incluindo a moderna Divisão de Simuladores de Voo e o inovador Sistema de Aeronaves Remotamente Pilotadas (SARP).

Capacidades operacionais da Aviação do Exército

Durante a visita ao CAvEx, o Ministro da Defesa e o Comandante do Exército puderam conhecer em detalhes as instalações do Forte Ricardo Kirk, que abriga a Aviação do Exército (AvEx). As capacidades operacionais da unidade foram apresentadas, destacando os recentes avanços que têm fortalecido a atuação da AvEx em missões de defesa e segurança. A comitiva passou pelo Centro de Instrução de Aviação do Exército (CIAvEx), onde foram apresentados os métodos de treinamento avançado, essenciais para a formação de pilotos e mecânicos de voo.

Tecnologia de ponta na AvEx

Um dos pontos altos da visita foi a apresentação do Sistema de Aeronaves Remotamente Pilotadas (SARP) Categoria 2, o Nauru 1000. Este drone militar representa um grande avanço na capacidade de vigilância, reconhecimento e coleta de informações do Exército Brasileiro, aumentando a eficiência nas operações de monitoramento e resposta. Além disso, a comitiva conheceu a Divisão de Simuladores de Voo, uma tecnologia de ponta que proporciona treinamento realista e avançado, crucial para preparar os militares para situações complexas e dinâmicas no campo de batalha.

Manutenção e logística

A visita ao Batalhão de Manutenção e Suprimentos de Aviação do Exército (B Mnt Sup Av Ex) também foi um momento chave da agenda. Durante a visita, foram apresentados os processos de manutenção e os recursos logísticos que garantem a operacionalidade contínua das aeronaves da AvEx. A importância da logística e do suporte técnico foi ressaltada como fundamental para o sucesso das missões da Aviação do Exército, assegurando que as aeronaves estejam sempre prontas para serem empregadas em qualquer cenário.

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Apoio

Marcelo Barros, com informações e imagens do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).