Em cerimônia realizada nesta quinta-feira (2), no Clube Naval, em Brasília (DF), o Ministro da Defesa Walter Souza Braga Netto, foi agraciado com a maior comenda do Ministério da Infraestrutura, a Medalha do Mérito Mauá, em reconhecimento à contribuição para o desenvolvimento do setor de Infraestrutura.

medalha_maua_03_12_2021_destaque (1).jpg
A comenda foi imposta pelo ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, que destacou sua gratidão ao Ministério da Defesa e às três Forças. “Essa é uma oportunidade de dizer muito obrigado. Sem a contribuição de todos que são homenageados aqui, hoje, não seria possível obter bons resultados. As Forças Armadas sempre foram parceiras do Brasil no desempenho de suas funções. O Exército, a Marinha e a Força Aérea contribuem para a execução de obras em todo País. O Ministério da Defesa tem feito um excelente trabalho”, finalizou.

medalha_maua_03_12_2021_destaque (2).jpg
O Ministério da Defesa e as Forças Armadas realizam ações contínuas e atuam por meio de projetos que contribuem para o progresso e para a soberania nacional. A atuação contempla o setor de infraestrutura, como no Programa Calha Norte (PCN), realizado com o objetivo de colaborar para o desenvolvimento sustentável de populações carentes. O PCN já beneficiou, aproximadamente, 15 milhões de pessoas. As ações estão presentes em 442 municípios, distribuídos em dez estados, e contemplam a construção de escolas, postos de saúde, praças e mercados públicos, além de obras de pavimentação e drenagem de estradas, construção e reforma de redes elétricas e de iluminação.

A Medalha Mérito Mauá
Restabelecida pelo decreto n° 3.047, de 6 de maio de 1999, a Medalha do Mérito Mauá homenageia todos aqueles que, de modo determinante, contribuem para o desenvolvimento e progresso do setor de transportes brasileiro. A condecoração leva o nome do industrial, político e entusiasta dos transportes Barão de Mauá e possui duas categorias: a de Serviços Relevantes e a Cruz Mauá. Enquanto a primeira destaca o alto mérito pelo trabalho de aperfeiçoamento dos transportes no Brasil, a segunda celebra a cooperação técnica e o empenho efetivo que garantem a elevação do nível de eficiência dos serviços.

Por Suellen Siqueira 
Fotos: Antônio Oliveira e Min. da Infraestrutura
Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).