blank
Em cerimônia realizada nesta quinta-feira (2), no Clube Naval, em Brasília (DF), o Ministro da Defesa Walter Souza Braga Netto, foi agraciado com a maior comenda do Ministério da Infraestrutura, a Medalha do Mérito Mauá, em reconhecimento à contribuição para o desenvolvimento do setor de Infraestrutura.

medalha_maua_03_12_2021_destaque (1).jpg
A comenda foi imposta pelo ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, que destacou sua gratidão ao Ministério da Defesa e às três Forças. “Essa é uma oportunidade de dizer muito obrigado. Sem a contribuição de todos que são homenageados aqui, hoje, não seria possível obter bons resultados. As Forças Armadas sempre foram parceiras do Brasil no desempenho de suas funções. O Exército, a Marinha e a Força Aérea contribuem para a execução de obras em todo País. O Ministério da Defesa tem feito um excelente trabalho”, finalizou.

medalha_maua_03_12_2021_destaque (2).jpg
O Ministério da Defesa e as Forças Armadas realizam ações contínuas e atuam por meio de projetos que contribuem para o progresso e para a soberania nacional. A atuação contempla o setor de infraestrutura, como no Programa Calha Norte (PCN), realizado com o objetivo de colaborar para o desenvolvimento sustentável de populações carentes. O PCN já beneficiou, aproximadamente, 15 milhões de pessoas. As ações estão presentes em 442 municípios, distribuídos em dez estados, e contemplam a construção de escolas, postos de saúde, praças e mercados públicos, além de obras de pavimentação e drenagem de estradas, construção e reforma de redes elétricas e de iluminação.

A Medalha Mérito Mauá
Restabelecida pelo decreto n° 3.047, de 6 de maio de 1999, a Medalha do Mérito Mauá homenageia todos aqueles que, de modo determinante, contribuem para o desenvolvimento e progresso do setor de transportes brasileiro. A condecoração leva o nome do industrial, político e entusiasta dos transportes Barão de Mauá e possui duas categorias: a de Serviços Relevantes e a Cruz Mauá. Enquanto a primeira destaca o alto mérito pelo trabalho de aperfeiçoamento dos transportes no Brasil, a segunda celebra a cooperação técnica e o empenho efetivo que garantem a elevação do nível de eficiência dos serviços.

Por Suellen Siqueira 
Fotos: Antônio Oliveira e Min. da Infraestrutura