Militares do Colégio de Defesa Nacional da Tanzânia participaram, nessa segunda-feira (30), de ciclo de palestras promovido no Ministério da Defesa (MD) do Brasil. O evento teve o propósito de ampliar o relacionamento entre os dois países e promover intercâmbio de conhecimentos no âmbito da Defesa, voltados à atuação da Pasta e das Forças Armadas brasileiras. Contribui, assim, para maior projeção do País no cenário internacional de concerto das nações.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Na oportunidade, o Subchefe de Assuntos Internacionais, General de Brigada Sérgio Rezende de Queiroz, desejou boas-vindas aos militares da Tanzânia. “É com grande satisfação que o Ministério da Defesa recebe a comitiva nesse intercâmbio tão importante para a troca de conhecimentos entre os nossos países.”

No encontro, foram debatidas temáticas como planejamento estratégico e atuação conjunta das Forças Singulares brasileiras, além dos principais aspectos da indústria de defesa nacional. Estiveram à frente das explanações representantes da Chefia de Assuntos Estratégicos, bem como da Chefia de Operações Conjuntas e da Secretaria de Produtos de Defesa, todos do MD.

Hamilton Garcia (2 de 12).jpg

O Subchefe de Política e Estratégia, Tenente-Coronel Marcelo Muller Pons, destacou a importância do evento para a Defesa. “Faz parte da concepção estratégica de defesa incrementar a confiança mútua com as demais nações. Sendo assim, poder divulgar a Política Nacional de Defesa e a Estratégia Nacional de Defesa para a delegação do Colégio da Defesa Nacional da Tanzânia, além de estar previsto nesses documentos, também é de extrema importância para fortalecermos os laços de amizade com os países africanos”, pontuou.

Por Rayane Bueno
Fotos: Hamilton Garcia

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).