O Ministério da Defesa (MD) inaugurou, nessa terça-feira (9), o Centro de Comunicação Social da Defesa (CCOMSOD). A criação do novo centro fortalece a comunicação com a sociedade, que tem apresentado crescente interesse pelos assuntos de Defesa e das Forças Armadas. A iniciativa permitirá maior transparência e agilidade na divulgação das informações e no atendimento à imprensa. Nos últimos anos, houve crescimento exponencial das demandas de imprensa, que saltaram de 83, em 2017, para 1.228, em 2020.

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A cerimônia foi presidida pelo Ministro de Estado da Defesa Fernando Azevedo e contou com a presença do Ministro-Chefe de Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República, Augusto Heleno; do Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), Tenente-Brigadeiro do Ar Raul Botelho e de autoridades civis, militares e eclesiásticas.

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Os Chefes dos Centros de Comunicação Social da Marinha (CCSM) e do Exército (CCOMSEX) e do Vice-Chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (CCOMSAER) e de representantes da Secretaria de Comunicação da Presidência da República (SECOM), da Vice-Presidência e das assessorias ministeriais também estiveram, juntamente com diretores, editores, chefes de sucursal e repórteres, sediados em Brasília, representando os principais veículos de comunicação do País.

Na ocasião, o Chefe do Centro de Comunicação Social da Defesa, Vice-Almirante (FN) Carlos Chagas, apresentou a estrutura do Centro, as atividades desenvolvidas, destacando o relacionamento do Ministério com a imprensa. O Almirante enfatizou o desempenho dos militares nas Operações Conjuntas e a importância da aproximação com a sociedade civil. “As Forças Armadas possuem uma capilaridade muito grande, muitas vezes chegam em locais onde ninguém mais chega. Então buscamos informar da melhor forma nossas ações, para que a sociedade tenha a compreensão do trabalho das suas Forças Armadas, que pertencem ao Brasil e à população brasileira”.

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Em seguida, foi exibido o filme por meio do qual os convidados puderam visitar virtualmente as instalações do novo setor.

Encerrando a cerimônia, o Ministro Fernando Azevedo destacou que o MD é responsável por três marcas muito fortes que devem ser valorizadas. “São chamadas de Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Força Aérea Brasileira. Além de ser um representante político do governo, represento essas três marcas. Como instituições de Estado, elas merecem uma comunicação verdadeira e a altura delas”.

Logo em seguida, os profissionais de imprensa presentes puderam conversar com o Ministro e foram convidados a conhecer a estrutura do CCOMSOD. O Arcebispo Militar, Dom Fernando Guimarães, também foi convidado a realizar uma oração ecumênica e uma benção ao novo Centro.

Por Viviane Oliveira
Fotos: Antonio Oliveira

Centro de Comunicação Social da Defesa (CCOMSOD)

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).