Solenidade do Ministério da Defesa teve a presença do Presidente da República e Oficiais-Generais das três Forças (Foto: Palácio do Planalto)

O Ministério da Defesa (MD) comemorou, no dia 10 de junho, 22 anos de criação. A cerimônia, realizada no Clube do Exército, em Brasília (DF), foi presidida pelo Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, e teve a participação do Ministro da Defesa Walter Braga Netto, do Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos, além de autoridades civis e militares.

Durante a cerimônia foi destacada a importância do Ministério da Defesa, criado para ampliar a interoperabilidade e a complementariedade das ações das Forças Armadas. O Presidente da República e o Ministro da Defesa discursaram a respeito do papel do MD na fluidez nas relações com outras áreas governamentais e institucionais, e das responsabilidades em tratar de políticas relacionadas à estratégia nacional de defesa e segurança do País.

A cerimônia contemplou, também, a entrega da condecoração da Ordem do Mérito da Defesa, criada pelo Decreto nº 4.263 de 2002, que tem por finalidade agraciar os militares das Forças Armadas do Brasil, os civis nacionais e os militares e civis estrangeiros, assim como os integrantes das Forças Auxiliares e as organizações militares e instituições nacionais ou estrangeiras que tenham prestado relevantes serviços às Forças Armadas do Brasil.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O Centro de Comunicação Social da Marinha (CCSM) foi agraciado com a Ordem do Mérito da Defesa, assim como o Comando Militar do Oeste, do Exército, e a Diretoria de Material Aeronáutico e Bélico, da Aeronáutica.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).