A Ares recebeu no mês de setembro militares do Parque Regional de Manutenção da 5ª Região Militar, 15º Batalhão Logístico, Centro de Instrução de Blindados, além de militares do Arsenal de Guerra do Rio (AGR).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O objetivo da visita foi apresentar aos militares a torre UT-30BR desmontada e em processo de manutenção, bem como o uso do simulador da torre.
A visita faz parte do Estágio de Operação e Manutenção de 1º e 2º escalões da Torre UT-30, que equipa uma versão da Viatura Blindada de Transporte de Pessoal – Média de Rodas (VBTP-MR) Guarani.

De acordo com a 1ª Tenente – adjunto à seção de projetos de engenharia do Exército Brasileiro, Ana Carolina Goulart de Andrade que acompanhou os militares na empresa, o EB adquiriu algumas unidades da Torre UT-30BR em 2013, mas faltava pessoal habilitado para uso e manutenção. “Por isso, o estágio é essencial para difundir o conhecimento sobre a torre no interior da Força e para habilitar os integrantes do exército para que estejam aptos a lidar com esse armamento”.

Além dos militares aprenderem sobre o armamento e a realizar manutenção, na Ares, em específico, eles conheceram a história da produção do armamento e tiveram contato com o simulador. “Os participantes desse estágio atuarão como difusores desse conhecimento no interior do Exército e estarão aptos a operar e conservar esses armamentos no interior de suas Organizações Militares”, afirmou a 1ª Tenente.

A Ares já havia treinado os militares que ministraram e conduziram o estágio de UT30-BR nas instalações do AGR. “A empresa enriqueceu o conteúdo do nosso estágio e esperamos que tenha sido o início de um maior contato entre a Ares e a AGR”, declarou a 1ª Tenente Ana Carolina Goulart de Andrade.

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).