CURITIBA (PR) – Com o objetivo de manter a prontidão permanente da tropa e promover a disseminação do conhecimento das capacidades das unidades, o Comando da 5ª Divisão de Exército (5ª DE) promoveu uma série de oficinas, diurnas e noturnas, de atividades de emprego militar.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O “Dia Verde” contemplou todos os militares que servem na 5ª DE e foi planejado para que eles pudessem praticar atividades eminentemente militares com foco nos aspectos táticos e operativos.

“Os militares vieram ao campo para praticar aspectos táticos do treinamento militar junto com o armamento que dota as nossas tropas. Eles fizeram atividades práticas com armamentos e puderam conhecer os blindados que operam na 5ª Divisão para que possam conhecer com profundidade essas viaturas”, afirmou o Comandante da 5ª Divisão de Exército, General de Divisão Fábio Benvenutti Castro.

Em equipes, eles praticaram uma corrida de orientação com o objetivo de atingir 25 pontos espalhados pelo Forte do Pinheirinho. A corrida foi realizada no período da manhã e estimulou o trabalho em equipe, a leitura de carta e o manuseio de bússola.

A tarde, os integrantes da 5ª DE foram divididos em sete grupos, que participaram oficinas sobre diversas atividades de pronto emprego como a utilização de munições menos letais, procedimentos com armamentos, primeiros socorros e utilização de equipamentos-rádio da família Falcon/Harris. Esse equipamento é utilizado na faixa de fronteira, em cidades como Guaíra (PR), Cascavel (PR) e São Miguel do Oeste (SC).

As capacidades bélicas das viaturas empregadas em todas as brigadas da 5ª DE, nos estados do Paraná e Santa Catarina, também foram apresentadas. Entre elas: Leopard, Gepard, Bergpanzer, M109 A5+ BR, M113 BR e Urutu.

Já no período noturno, outras duas oficinas foram realizadas com a demonstração da capacidade noturna da viatura Guarani e a precisão de tiro dela com a utilização da torre REMAX. Os militares também manusearam os novos óculos de visão noturna distribuídos às organizações militares da Força de Prontidão (ForPron) da Força Terrestre, o que é o caso do 20º Batalhão de Infantaria, Curitiba.

O “Dia Verde” foi realizado em 26 de junho nas instalações do Forte do Pinheirinho.

Fonte: 5ª DE

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).