Militares brasileiros participam de Conferência dos Exércitos Americanos na Nicarágua

A Conferência foca nos desafios em segurança e defesa no século XXI e aborda o tema "O Exército do Futuro"

Militares do Exército Brasileiro estão participando da Conferência Especializada no contexto do Ciclo XXXV (biênio 2022-2023) da Conferência dos Exércitos Americanos (CEA) em Manágua, Nicarágua, entre os dias 17 e 21 de abril de 2023. A CEA é uma organização internacional militar fundada em 1960, com o objetivo de promover o debate e o intercâmbio de ideias e experiências de interesse comum entre seus integrantes.

O atual ciclo da CEA tem como presidente o Comandante do Exército Brasileiro, General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, e o tema principal “O Exército do Futuro”. A Conferência Especializada tem como escopo “Os Desafios em Segurança e Defesa no Século XXI” e conta com a presença do Comandante do Exército da Nicarágua, General de Exército Julio César Avilés Castillo.

A delegação brasileira é chefiada pelo Secretário-Geral da CEA, General de Divisão Gustavo Henrique Dutra de Menezes, representando o Comandante do Exército e Presidente da Conferência. Militares da Secretaria-Executiva Permanente da CEA (SEPCEA) e um representante do Comando de Operações Terrestres (COTER) também estão presentes, formando grupos de trabalho para discutir e elaborar conclusões sobre o tema da Conferência.

Durante o evento, militares dos exércitos integrantes da CEA realizam exposições, e o Coronel Eduardo Henrique da Silva Bastos apresentou uma palestra sobre “Desafios e Ameaças no Contexto Operacional Futuro – 2040”.

Sair da versão mobile