No dia 15 de dezembro, foi realizada a cerimônia de encerramento do Curso Especial de Guerra Eletrônica para Oficiais (C-Esp-GE-Of), sob a coordenação do Centro de Guerra Acústica e Eletrônica da Marinha (CGAEM), tendo sido ministrado nas dependências do Centro de Adestramento Almirante Marques de Leão, em Niterói-RJ.

O objetivo do Curso foi qualificar os oficiais para assessorar e planejar ações de Guerra Eletrônica (GE), as quais visam explorar o efetivo emprego do espectro eletromagnético em prol das Forças amigas, bem como negar seu uso pelo inimigo.

O Curso teve a duração de nove semanas, nas quais foram abordados o contexto atual da GE e seus desdobramentos nas áreas de Radar, Medidas de Apoio à Guerra Eletrônica, Medidas de Ataque Eletrônico, Medidas de Proteção Eletrônica, Guerra Eletrônica de Comunicações, Inteligência de Imagens, Antenas, Micro-ondas e Eletro-óptica.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O Capitão Pedro Paulo Gambarra Júnior, da Escola de Artilharia de Costa e Antiaérea (EsACosAAe), obteve a primeira colocação no Curso dentre 19 militares, sendo o único do Exército Brasileiro, além de 16 Oficiais da Marinha do Brasil e dois Oficiais da Força Aérea Brasileira. O certificado de conclusão do Curso foi entregue pelo Diretor do CGAEM, Capitão de Mar e Guerra Marcelo Chagas de Lima.

Fonte: EsACosAAe

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).