Ocorre até hoje (15), por videoconferência, das 9h às 16h, o Seminário Marco Zero do Programa de Cooperação Acadêmica em Defesa Nacional (PROCAD-DEFESA). O evento teve início nesta terça-feira (14).

Parceria entre os Ministérios da Defesa e da Educação, por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o PROCAD-DEFESA busca apoiar projetos conjuntos de ensino e pesquisa, em diferentes instituições, que estimulem a formação de pós-graduados, bem como a mobilidade docente e discente.

O encontro virtual visa promover a integração entre os coordenadores dos projetos de pesquisa aprovados no Programa e o intercâmbio entre setores interessados nos resultados da execução dos projetos, como Forças Armadas, instituições governamentais, academia e indústria.

No seminário, ainda serão esclarecidas dúvidas referentes aos indicadores que serão utilizados no acompanhamento da execução dos projetos e aos procedimentos de utilização dos sistemas de prestação de contas e de implementação de bolsas.
Para acompanhar a reunião por streaming, acesse o link: https://video.rnp.br/portal/transmission?idItem=63786

Com informações do Departamento de Ensino

Assessoria de Comunicação Social (Ascom)

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).