MCTI implanta sistema de medição de maturidade tecnológica de projetos

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) instituiu, em cerimônia realizada nesta terça-feira (25), o Sistema de Medição e Identificação do Nível de Maturidade Tecnológica de projetos desenvolvidos no MCTI e nas unidades vinculadas.

Durante o evento, o ministro do MCTI destacou que a ferramenta é uma grande contribuição para o sistema de inovação no Brasil. Segundo ele, a implementação do sistema simplifica e reduz o custo transacional dos projetos de inovação, o que traz facilidades para o empreendedor e para o investidor. Além disso, apontou, haverá mais transparência sobre o nível de maturidade tecnológica dos projetos.

O sistema de medição tem como objetivo avaliar a maturidade tecnológica dos projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (P,D&I) do MCTI e das unidades vinculadas, permitindo assim diferenciais estratégicos na avaliação, na execução de ações e alocação de recursos. Outro foco é aumentar a capacidade institucional das unidades vinculadas na captação de recursos financeiros não orçamentários por meio da classificação dos projetos, segundo suas características e natureza de apoio mais adequado.

O sistema de medição contou com o levantamento bibliográfico das soluções baseadas na Metodologia do Technology Readiness Level (TRL) – nível de prontidão tecnológica, em português -, método criado pela agência espacial norte-americana NASA na década de 1970. A ferramenta de gestão permite acompanhar a evolução de maturidade de um determinado projeto, provendo informações essenciais para a tomada de decisões relativas ao seu andamento. A metodologia TRL tem o intuito de avaliar a maturidade das tecnologias.

O secretário de Estruturas Financeiras e de Projetos do MCTI reforçou que o sistema é pioneiro no Brasil, vai dar mais segurança e atrair investidores para o ecossistema. Segundo ele, a ferramenta é um instrumento adicional ao legado de estruturas implementadas pela Sefip no MCTI. A ferramenta foi desenvolvida pela secretaria nos últimos três anos.

Para o sócio do grupo Sai do Papel e idealizador do Energy Hub, a metodologia permite o mapeamento dos riscos do grau de prontidão e inovação dos projetos. Para os empreendedores, segundo ele, a ferramenta traz robustez e facilita a atração de investidores parceiros, com benefícios expressivos para o ecossistema de tecnologia do Brasil.

Calculadora

O uso do sistema de medição, por meio calculadora de maturidade de projetos e programas, foi instituído pela Portaria 6449/22, publicada na última quarta-feira (19), no Diário Oficial da União.

Conforme previsto na Portaria, o trabalho agora seguirá pela disponibilização, nos próximos 90 dias, de uma calculadora em versão web, de acesso livre e disponível no portal do MCTI, que poderá ser acessada por todos os atores do ecossistema de CT&I no Brasil e balizará a avaliação e classificação dos projetos inseridos no Sistema de Gestão de Portfólios de Projetos do MCTI (SEGE3P), que são disponibilizados ao público por meio da Plataforma investMCTI.

As informações são do MCTI

Sair da versão mobile