Resgate do tripulante do barco pesqueiro “FV Playa de Cuebas”

O Salvamar Sueste, estrutura orgânica responsável por Operações de Busca e Salvamento (SAR) na área do Comando do 1º Distrito Naval, recebeu, no dia 21 de novembro, o contato do MRCC Madrid (Centro de Coordenação de Resgate Marítimo de Madrid) solicitando a evacuação médica de um tripulante da embarcação pesqueira “FV Playa de Cuebas”, de bandeira espanhola, que sentia fortes dores abdominais.

A Fragata “Independência”, Navio de Serviço da Esquadra, foi acionada e demandou ao encontro da embarcação que estava, inicialmente, mil milhas náuticas (cerca de 1.850 quilômetros) a leste do Rio de Janeiro (RJ). Após dois dias de navegação, a Fragata “Independência” se aproximou do pesqueiro, a uma distância favorável para o lançamento da Aeronave de Serviço da Esquadra (ANSE), um Wild Lynx AH-11B, pertencente ao 1º Esquadrão de Helicópteros de Esclarecimento e Ataque, que realizou o resgate do tripulante.

chegada a bordo da fragata independencia paweb
Chegada a bordo da Fragata “Independência”
para atendimento médico

Na manhã do dia 25 de novembro, com o navio a mais de 30 milhas náuticas da costa do Rio de Janeiro (aproximadamente 55 quilômetros), a ANSE decolou transportando o enfermo para a Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia (RJ), onde uma ambulância estava de prontidão para encaminhar o tripulante para um hospital. A rapidez das ações e profissionalismo das equipes envolvidas em terra e no mar foram vitais para a salvaguarda de mais uma vida.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).