Marinha resgata tripulante com sintomas de infarto em alto-mar

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O relógio marcava 5h45 quando a aeronave Super Cougar AH-15B da Esquadra Brasileira sobrevoou o oceano para realizar um resgate crucial. A bordo do navio mercante “Tr Lady”, a 136 km da costa, um tripulante ucraniano de 35 anos lutava contra sintomas de infarto. Com a urgência que a situação exigia, o Comando do 8º Distrito Naval (Com8ºDN) coordenou a evacuação aeromédica, garantindo que o marinheiro recebesse atendimento médico a tempo.

Operação de Resgate: Coordenação e Execução

Assim que o Serviço de Busca e Salvamento da Marinha do Brasil (Salvamar Sueste) recebeu o alerta de emergência, uma complexa operação de resgate foi acionada. O primeiro passo foi orientar o navio mercante “Tr Lady” a navegar em direção ao Rio de Janeiro, reduzindo a distância para a evacuação. Em paralelo, a Esquadra Brasileira deslocou a aeronave de serviço Super Cougar AH-15B, preparada para evacuações aeromédicas em condições adversas.

O resgate exigiu alta precisão. Com a embarcação em movimento e as condições climáticas sendo monitoradas, a tripulação da aeronave realizou a descida controlada para içar o tripulante em segurança. Após o resgate bem-sucedido, o paciente foi transportado rapidamente ao solo, onde uma ambulância o aguardava para encaminhamento ao Hospital São Lucas, em Copacabana.

A Importância das Operações de Busca e Salvamento (SAR)

O resgate do tripulante do “Tr Lady” é mais um exemplo do papel fundamental desempenhado pelo Comando do 8º Distrito Naval e pelo Salvamar Sueste na segurança marítima brasileira. A Marinha do Brasil mantém vigilância constante sobre as águas jurisdicionais do país, respondendo a emergências que envolvem não apenas embarcações nacionais, mas também internacionais.

Em 2024, o Salvamar Sueste já atuou em 42 ocorrências, resultando no resgate de 47 pessoas com vida. Essas operações demonstram a importância de uma resposta rápida e eficiente, onde cada segundo pode significar a diferença entre a vida e a morte. Além disso, a utilização da telemedicina tem sido um fator crucial para diagnósticos remotos, permitindo uma avaliação prévia e auxiliando na tomada de decisões durante as emergências.

Ações da Marinha do Brasil na Segurança e Assistência Marítima

O Com8ºDN é responsável por uma vasta área marítima, que inclui as regiões Sul e Sudeste do Brasil. Para garantir a segurança das embarcações que trafegam por essas águas, a Marinha mantém uma estrutura operacional ativa 24 horas por dia.

Além das operações de resgate, a instituição disponibiliza o telefone 185 para emergências náuticas, facilitando o contato entre navegantes e as equipes de salvamento. Esse canal de comunicação tem sido essencial para que tripulantes em perigo possam solicitar apoio imediato.

As ações de Busca e Salvamento (SAR) também reforçam a importância da Base Industrial de Defesa, uma vez que equipamentos modernos, como a aeronave AH-15B, são essenciais para garantir operações de alta complexidade. O contínuo investimento em tecnologia e capacitação da equipe reflete o compromisso da Marinha do Brasil com a segurança marítima e o bem-estar de todos aqueles que navegam em águas brasileiras.

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Marcelo Barros, com informações e imagens da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

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