A Marinha realizou no dia 11 de setembro, o resgate de 11 pessoas sendo nove tripulantes e dois passageiros de uma embarcação que naufragou na Baía do Marapatá, nas proximidades do Furo do Capim, no município de Abaetetuba (PA).

O Navio-Patrulha “Pampeiro”, subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Norte, realizava o translado da cidade de Abaetetuba para o Furo do Tajapuru, quando recebeu um pedido de socorro da embarcação “Luiz Eduardo”, que enfrentava condições meteorológicas severas e com uma avaria que ocasionou alagamento a bordo.

O “Pampeiro” prontamente atendeu o chamado e realizou o resgate de todos que estavam a bordo da embarcação. Apesar dos grandes esforços empregados, não foi possível salvar a embarcação, que veio a naufragar na Baía do Marapatá.

Os tripulantes e passageiros salvos receberam os primeiros socorros a bordo do Navio-Patrulha “Pampeiro” e foram levados em segurança para a cidade de Abaetetuba (PA).

Em uma apuração inicial, foi constatado que nenhum tripulante tinha habilitação para conduzir a embarcação. As causas e responsabilidades pelo fato serão apuradas em inquérito administrativo que será aberto pela Capitania dos Portos da Amazônia Oriental.

Fonte: CCSM

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).