Marinha recebe Candidatos do Serviço Militar Voluntário para adaptação no CIAW

Não fique refém dos algorítimos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias.

O Centro de Instrução Almirante Wandenkolk (CIAW) recebeu, no dia 19 de agosto, os 207 candidatos convocados para o Serviço Militar Voluntário (SMV) para Oficiais da Reserva de 2ª Classe da Marinha (SMV-RM2-OF/2024). Com 61 homens e 146 mulheres, a turma passou pela primeira semana de adaptação, iniciando sua jornada para se tornarem futuros Oficiais temporários da Marinha.

Composição da Turma e Áreas de Atuação

Cerimonial à Bandeira no CIAW

Atualmente, a turma está distribuída entre diferentes áreas do Corpo de Oficiais da Reserva da Marinha (CORM), demonstrando a diversidade de habilidades que cada candidato traz para a instituição. Entre os 207 candidatos, 22 estão alocados no Quadro de Engenheiros (EN), 3 no Quadro de Médicos (Md), 17 no Quadro de Cirurgiões-Dentistas (CD), 49 no Quadro de Apoio à Saúde (S), e 116 no Quadro Técnico (T), sendo que 31 desses últimos se dedicarão ao Magistério. Essa distribuição reflete a ampla gama de especialidades que a Marinha busca integrar em suas fileiras através do SMV.

Objetivos e Duração do Curso

O curso, com duração de 11 semanas e previsão de término para novembro deste ano, foi planejado para proporcionar a instrução militar-naval necessária aos voluntários, capacitando-os para exercer atividades técnico-administrativas em suas áreas de formação. O objetivo é que, ao final do curso, esses novos Guardas-Marinha estejam preparados para desempenhar suas funções com excelência, contribuindo diretamente para as operações e a gestão da Marinha do Brasil.

Promoção e Carreira na Marinha

Após o término do curso, os Alunos que ingressaram como Guardas-Marinha serão promovidos ao posto de Segundo-Tenente, seis meses após a data de incorporação. Essa promoção é um marco importante na carreira desses oficiais temporários, que poderão cumprir até oito anos de serviço militar na área do Comando do 1º Distrito Naval. Durante esse período, eles terão a oportunidade de aplicar suas habilidades profissionais em um ambiente militar, contribuindo para a defesa e o desenvolvimento do país.

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Google News

Marcelo Barros, com informações e imagens da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

7 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui