Comandante da 1ª Divisão da Esquadra detalha o cronograma de atividades da Operação “Dragão XL/Meridiano”

A fim de contribuir para elevar o aprestamento dos meios navais e aeronavais da Esquadra, bem como incrementar o grau de prontidão de unidades da Força de Fuzileiros da Esquadra (FFE), a Marinha realizará a Operação “Dragão XL/ Meridiano”, entre os dias 31 de outubro a 12 de novembro, na área marítima compreendida entre os estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo.

No dia 27 de outubro, o Comandante da 1ª Divisão da Esquadra, Contra-Almirante Marcio Tadeu Francisco das Neves, designado para Comandar o Grupo-Tarefa formado para a missão, apresentou o planejamento da Operação ao Comandante em Chefe da Esquadra, Vice-Almirante Arthur Fernando Bettega Corrêa, e demais militares participantes da comissão. Na oportunidade, foram detalhados os exercícios a serem realizados na Operação, que irá contar, também, com apoio de meios do Comando do 1º Distrito Naval e do Comando do 2º Distrito Naval, além de aeronaves e militares da Força Aérea Brasileira, viaturas e tropa do Exército Brasileiro, o que contribuirá interoperabilidade entre as forças.

werthgywystugsfd
Comandante em Chefe da Esquadra reforça a importância das operações para elevar o nível de prontidão dos meios da Esquadra e da Força de Fuzileiros Navais

O exercício militar terá como foco o embarque, o carregamento e o movimento navio-terra das unidades de Fuzileiros Navais, que ocorrerá em Itaoca (ES), por meio de um “Assalto Anfíbio”, a mais complexa modalidade de uma Operação Anfíbia. A Operação “Dragão” incrementará o preparo das tripulações dos navios, por meio de ações de superfície, de defesa aeroespacial, de guerra eletrônica e cibérnetica.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).