O Comando do 4º Distrito, por meio da Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR), promoveu, em 11 de maio, o Fórum Permanente de Segurança do Tráfego Aquaviário da Amazônia Oriental 2022, em Belém (PA).

A reunião foi presidida pelo Comandante do 4º Distrito Naval, Vice-Almirante Edgar Luiz Siqueira Barbosa. Também estiveram presentes órgãos, agências e empresas públicas e privadas, ligadas ao setor de transporte aquaviário, bem como as que cooperaram para a disseminação da mentalidade de segurança da navegação na região Amazônica.

Criado em maio de 2017, o fórum tem como propósito analisar as questões relativas à segurança da navegação, à salvaguarda da vida humana nas águas e à prevenção da poluição hídrica nas águas interiores do Arquipélago do Marajó e da região lindeira dos rios Pará e Guamá no que diz respeito ao transporte fluvial, fundamentadas na Lei de Segurança do Tráfego Aquaviário.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Durante o evento, a CPAOR realizou apresentação de temas relacionados a acidentes e fatos da navegação, uso de embarcações artesanais motorizadas e riscos associados, aumento do número de comboios na região dos estreitos e atividades de esporte e/ou recreio nos furos (ligação natural entre dois rios ou entre um rio e uma lagoa), próximos a Belém.

Em seguida, foi aberto o debate entre os membros da comunidade marítima, que mencionaram suas percepções acerca dos assuntos tratados. Foi destacada a importância dos equipamentos de comunicação nas embarcações da região, da educação de jovens e crianças sobre o uso de equipamentos de salvatagem, da prevenção de acidentes na navegação e medidas para estimular o desenvolvimento econômico da região por meio da navegabilidade dos rios.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).