Marinha realiza inspeções e apoio logístico na Comissão “Abrolhos VI”

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A Marinha do Brasil, por meio do Navio Hidrográfico Balizador “Tenente Boanerges”, conduziu a comissão “Abrolhos VI/Sináutica VI” entre os dias 1º e 12 de novembro. A missão reforçou a segurança da navegação no sul da Bahia com inspeções noturnas em faróis, apoio logístico à Ilha de Santa Bárbara e orientação aos navegantes.

A Comissão “Abrolhos VI/Sináutica VI”

Durante 12 dias de operação, o Navio Hidrográfico Balizador “Tenente Boanerges”, subordinado ao Serviço de Sinalização Náutica do Leste, desempenhou ações essenciais para a segurança do tráfego aquaviário. A comissão teve como um de seus principais objetivos o apoio logístico à Ilha de Santa Bárbara, onde está localizado o Radiofarol “Abrolhos”.

Adicionalmente, foram realizadas inspeções noturnas nos faróis “Ponta Mutá” e “Morro de Taipus”, garantindo a manutenção da eficácia da sinalização náutica na região. Essas atividades reforçam o compromisso da Marinha com a segurança e a orientação de navegantes, especialmente em áreas de grande relevância para o tráfego marítimo.

Inspeções Navais no Litoral da Bahia

Outra importante vertente da comissão foi a realização de inspeções navais no litoral sul da Bahia. Essas ações, pautadas pela Lei de Segurança do Tráfego Aquaviário, têm como finalidade orientar e fiscalizar os navegantes quanto aos procedimentos de segurança.

Além de contribuir para a prevenção de acidentes marítimos, as inspeções também atuam na proteção ambiental, garantindo que as atividades náuticas sejam realizadas de forma responsável e dentro das normas legais.

Importância do Navio “Tenente Boanerges”

O Navio Hidrográfico Balizador “Tenente Boanerges” desempenha um papel estratégico no Serviço de Sinalização Náutica do Leste. Suas operações garantem não apenas a manutenção de sinais náuticos essenciais, mas também a segurança do tráfego marítimo na costa brasileira.

A comissão “Abrolhos VI/Sináutica VI” reafirma a importância do navio na condução de atividades logísticas e de fiscalização, consolidando a eficácia da sinalização náutica e ampliando a segurança para navegantes na região. A continuidade dessas ações é essencial para manter elevados padrões de navegação e preservação marítima.

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Marcelo Barros, com informações e imagens da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

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