Fórum Permanente de Segurança da Navegação
O Comandante do 4º Distrito Naval durante Fórum por meio de videoconferência

O Comando do 4º Distrito Naval realizou, no dia 7 de dezembro, em Belém (PA), reunião do Fórum Permanente de Segurança do Tráfego Aquaviário da Amazônia Orienta e a divulgação dos premiados no Programa de Segurança da Navegação na Amazônia (PSNA) – Edição 2020. O evento foi presidido pelo Comandante do 4° Distrito Naval e contou com a coordenação da Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR). Tendo em vista as medidas preventivas contra a Covid-19, o evento ocorreu por videoconferência.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

No fórum, o foco das discussões foi a questão da responsabilidade e segurança das embarcações que realizam o transporte de passageiros na região amazônica, destacando as ações de prevenção aos acidentes de navegação e à campanha de enfrentamento aos acidentes de escalpelamento nas embarcações miúdas.

O PSNA tem como propósito desenvolver campanhas voltadas para a segurança da navegação, a salvaguarda da vida humana e a prevenção da poluição hídrica, junto à comunidade marítima e fluvial e premiar as empresas ligadas ao setor de transporte de passageiros e cargas e, também, pessoas físicas que contribuem na divulgação e sedimentação da mentalidade de segurança da navegação na região.

O evento contou com a presença de diversas autoridades, representantes de empresas de navegação, órgãos federais e estaduais, serviços de praticagem e sindicatos da área fluvial.

A CPAOR destacou as ações realizadas e em andamento referentes à incrementação de uma mentalidade de segurança na navegação e apresentou o escopo da Operação “Verão” 2020/2021 que será realizada no período de 18 de dezembro a 17 de janeiro de 2021, nos diversos municípios sob sua jurisdição.

Fonte: NOMAR

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).