Presença do CLAnf atrai a população de Santa Terezinha de Itaipu (PR)

A Marinha do Brasil (MB) esteve presente na Praia Artificial de Santa Terezinha, oeste do Paraná, no último domingo, 29 de maio, com dois Carros Lagarta Anfíbios (CLAnf) para observação do público.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Em atividade na Operação “Ágata Arco Sul-Sudeste 2022”, os CLAnfs estiveram expostos para o público local, para conhecimento da utilização tática dos veículos e para fotos, tornando-se um atrativo a mais para Santa Terezinha de Itaipu, já acostumada com a presença da MB na região, em atividades de inspeção naval no lago de Itaipu.

dewag4e5hr68tj7igkujhygf
CLAnf em exibição para a população

O CLAnf é um veículo blindado anfíbio de transporte de pessoal que tem a finalidade de proteger e dar mobilidade às tropas em tarefas de desembarque, sendo capaz de ser lançado de navios, navegar no mar e atingir as cabeças de praia transportando tropas do Corpo de Fuzileiros Navais (CFN). Na operação em questão, coordenada pela MB, compuseram o efetivo da Operação que contou com o apoio do Exército Brasileiro, da Força Aérea Brasileira e de Órgãos de Segurança Pública e de Fiscalização Federal, Estadual e Municipal, em ambiente de trabalho interagências.

A Operação “Ágata” tem o propósito de coibir os ilícitos transfronteiriços (descaminho, contrabando e tráfico) nas rodovias, hidrovias e área marítima adjacentes aos Estados de São Paulo (SP) e Paraná (PR).

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).