Autoridades presentes e demais participantes do Seminário
A Marinha participou, no período de 25 a 28 de abril, do Seminário sobre ações de apoio das Forças Armadas às Eleições, sob a coordenação do Ministério da Defesa. O evento, que contou com a participação do Comandante de Operações Marítimas e Proteção da Amazônia Azul, além de representantes do Comando de Operações Navais, do Comando da Força de Fuzileiros da Esquadra e dos Comandos dos 2º, 3º e 9º Distritos Navais, ocorreu no Centro Militar de Convenções e Hospedagens da Aeronáutica (CEMCOHA), em Salvador (BA).
O seminário teve por objetivo integrar os representantes das Forças Singulares com as demais Agências/Órgãos envolvidos; debater o amparo legal e as possibilidades de emprego das Forças Armadas em Operações de Apoio a Pleito Eleitoral; intercambiar experiências e boas práticas adotadas pelas Forças Singulares e demais órgãos nesse tipo de operação; e debater propostas de aperfeiçoamento de integração entre o Tribunal Superior Eleitoral e o Ministério da Defesa no planejamento e execução do pleito eleitoral de 2022.
Além da Marinha, estavam presentes representantes do Exército (do Comando de Operações Terrestres e do Comando da 6ª Região Militar), da Força Aérea (Comando de Operações Aeroespaciais), do Superior Tribunal Militar, do Tribunal Superior Eleitoral, do Ministério Público Militar e da Advocacia-Geral da União.
Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui