Comandante do 4º Distrito Naval, Vice-Almirante Edgar, e Comandante das FAG, General de Divisão do Ar Buisson, assinam acordos de cooperação

A Marinha do Brasil, representada pelo Comando do 4º Distrito Naval (Com4ºDN), participou, no dia 29 de março, da Reunião Regional de Estados Maiores Brasil-França 2022, realizada em Caiena, na Guiana Francesa. O evento teve como objetivo tratar assuntos militares entre os países, a fim de estreitar relacionamentos e estabelecer acordos de cooperação bilateral.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A comitiva brasileira foi liderada pelo Comandante do 4º Distrito Naval, Vice-Almirante Edgar Luiz Siqueira Barbosa, acompanhado pelo chefe da Seção de Operações do Com4ºDN, Capitão de Fragata Ondiara Barbosa, e do Agente da Agência da Capitania dos Portos no Oiapoque, Capitão-Tenente William Fernando Maximiano Faria, além do Oficial de Ligação da Marinha do Brasil junto às Forças Armadas Francesas na Guiana Francesa (FAG), Capitão-Tenente Gabriel Garcia Cano da Costa. A delegação das FAG foi chefiada por seu Comandante Superior, General de Divisão do Ar Xavier Buisson.

Dentre as áreas de responsabilidade de atuação do Com4ºDN, está o município do Oiapoque (AP), que faz fronteira com a Guiana Francesa, sendo considerado um espaço estratégico para relações transfronteiriças e onde está localizada a Agência da Capitania dos Portos no Oiapoque (AgOiapoque). A presença da AgOiapoque é de suma importância na região mais setentrional do país para garantir a Defesa da Pátria, a segurança da navegação, a fiscalização dos rios e para prestar serviços para a comunidade aquaviária.

13 1
Vice-Almirante Edgar em revista à tropa das Forças Armadas Francesas
Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).