blank
Comandante do 4º Distrito Naval, Vice-Almirante Edgar, e Comandante das FAG, General de Divisão do Ar Buisson, assinam acordos de cooperação

Google News

A Marinha do Brasil, representada pelo Comando do 4º Distrito Naval (Com4ºDN), participou, no dia 29 de março, da Reunião Regional de Estados Maiores Brasil-França 2022, realizada em Caiena, na Guiana Francesa. O evento teve como objetivo tratar assuntos militares entre os países, a fim de estreitar relacionamentos e estabelecer acordos de cooperação bilateral.

Entre no canal do Defesa em Foco no Whatsapp e fique por dentro de todas as notícias do dia

A comitiva brasileira foi liderada pelo Comandante do 4º Distrito Naval, Vice-Almirante Edgar Luiz Siqueira Barbosa, acompanhado pelo chefe da Seção de Operações do Com4ºDN, Capitão de Fragata Ondiara Barbosa, e do Agente da Agência da Capitania dos Portos no Oiapoque, Capitão-Tenente William Fernando Maximiano Faria, além do Oficial de Ligação da Marinha do Brasil junto às Forças Armadas Francesas na Guiana Francesa (FAG), Capitão-Tenente Gabriel Garcia Cano da Costa. A delegação das FAG foi chefiada por seu Comandante Superior, General de Divisão do Ar Xavier Buisson.

Dentre as áreas de responsabilidade de atuação do Com4ºDN, está o município do Oiapoque (AP), que faz fronteira com a Guiana Francesa, sendo considerado um espaço estratégico para relações transfronteiriças e onde está localizada a Agência da Capitania dos Portos no Oiapoque (AgOiapoque). A presença da AgOiapoque é de suma importância na região mais setentrional do país para garantir a Defesa da Pátria, a segurança da navegação, a fiscalização dos rios e para prestar serviços para a comunidade aquaviária.

blank
Vice-Almirante Edgar em revista à tropa das Forças Armadas Francesas