Marinha participa de Exercício de Emergência Nuclear em Angra do Reis (RJ)

Estado-Maior Conjunto do EXPAR 21 durante briefing ao Secretário-Executivo do GSI-PR

No período de 19 a 21 de outubro, foi realizado o Exercício Parcial Integrado de Resposta à Emergência e Segurança Física Nuclear (EXPAR 2021) em Angra dos Reis (RJ), com coordenação do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI), órgão central do Sistema de Proteção ao Programa Nuclear Brasileiro (SIPRON).

Os militares de diversas organizações militares do Setor Operativo compuseram o Estado-Maior do Comando Conjunto com a missão de apoiar o Governo do Estado do Rio de Janeiro e agências integrantes do SIPRON em caso de emergência nuclear na área contígua à Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (CNAAA). As atividades do Comando Conjunto ocorreram nas dependências do Colégio Naval.

Todos os anos, desde 1996, o exercício é realizado com o objetivo de avaliar a eficácia da estrutura de resposta e dos procedimentos do Plano de Resposta Integrada a Evento de Segurança Física Nuclear e do Plano de Emergência Externo da CNAAA. Neste ano, em decorrência da pandemia, o evento ocorreu na modalidade de Exercício Parcial, sem a presença de meios terrestres, navais, aeronavais ou tropas no terreno.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O exercício mobilizou cerca de 80 instituições civis e militares, envolvendo centenas de profissionais, nas três esferas de governo municipal, estadual e federal. Além do GSI e das Forças Armadas, participaram entidades como Ministério da Defesa, Agência Brasileira de Inteligência, Polícia Rodoviária, Polícia Militar e Defesa Civil Estadual e Municipal.

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias, faça denúncias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Google News

Marcelo Barros, com informações e imagens da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui