Simulador será utilizado para o adestramento de práticos no Maranhão
A Capitania dos Portos do Maranhão participou, no dia 24 de novembro, da inauguração do Centro de Simulação da Associação dos Práticos do Estado do Maranhão (APEM), em São Luís (MA). O evento teve a participação do Capitão dos Portos do Maranhão e de diversas autoridades civis e representantes de empresas ligadas à atividade marítima no Estado.
O simulador marca uma nova etapa para o adestramento dos práticos no Maranhão, com a possibilidade de realizar manobras de atracação e desatracação, manobras de emergência e situações reais que podem ser fidedignamente realizadas nas telas do simulador que reproduz o cenário da Baía de São Marcos. A iniciativa da APEM contribui para a manutenção da consciência situacional e, consequentemente, para o incremento das operações da praticagem em mares ludovicenses.
Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).